terça-feira, 15 de julho de 2014

Oficina 11 – Olimpíada de Língua Portuguesa

Você se lembra de quem entrevistou para a Oficina 1 da Olimpíada? Que tipo de perguntas foram feitas para essa pessoa? Ainda mantém a entrevista anotada?

Agora está na hora de fazer o texto definitivo da Olimpíada, aquele texto que vai concorrer com outros em cada etapa da competição e que precisa ser comparado com o texto da Oficina 4. Para isso, devemos fazer uma nova entrevista – agora tendo em mente algumas coisas que precisam aparecer no texto de memórias literárias:
- Descrições de pessoas, situações, lugares;
- Comparações entre o passado e o presente, destacando o que mudou: costumes, paisagens, construções, modo de viver.

O texto de memórias literárias vai se propor a retratar a história de um lugar, pelo ponto de vista de um morador antigo dele, enfocando principalmente aquilo que mais marcou esse habitante. Para isso, você irá formular uma ENTREVISTA escrita, que deverá ser aplicada com essa mesma pessoa ou com alguém que tenha despertado seu interesse depois disso. As seguintes temáticas podem ser usadas para escrever as suas questões:
a) Modos de viver do passado;
b) Transformações físicas da comunidade;
c) Origem da comunidade;
d) Antigos lugares de trabalho;
e) Profissões que desapareceram;
f) Eventos marcantes.

Para elaborar esse texto, precisamos do material da entrevista. Como fazê-la? Vamos seguir um passo a passo:
1. Formar duplas. Cada dupla deve ter pelo menos uma câmera que permita registro em vídeo (pode ser câmera filmadora, fotográfica com função vídeo ou mesmo a câmera do celular). Se não for possível registro em vídeo, a dupla deve dispor de gravador de som (caixa de som que grava, gravador de fita ou celular com gravador de voz). Testem os aparelhos, principalmente a parte do áudio, evitando inutilizar o trabalho.
2. As duplas, em conjunto, precisam formular dez questões que estimulem o entrevistado a lembrar-se das temáticas listadas acima (de A a F).
3. É importante ensaiar, cumprindo todos os passos da entrevista – cumprimentando o entrevistado, pedindo-lhe educadamente que responda algumas perguntas, fazendo as perguntas anotadas, escutando as respostas e complementando as perguntas conforme o assunto vai se tornando mais envolvente. O ensaio deve incluir a gravação em áudio ou vídeo. (VALE VISTO)
4. Juntos, os membros da dupla devem procurar o morador cuja história seja mais interessante para fazer-lhe essas perguntas. Eles devem pedir autorização dele para registrar a história em vídeo ou em áudio e conferir se os registros feitos podem ser compreendidos.
5. Os registros das entrevistas deverão ser entregues até 05 de agosto. (VALE VISTO E É BASE PARA AVALIAÇÃO DO TRIMESTRE).

Formas de entregar:
a) Levando até a professora no dia 05 de agosto, 1º período, em pendrive, CD ou com o cabo do celular ou câmera;

b) Mandando pelo e-mail para a professora, até dia 04 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe seu comentário!