sábado, 9 de maio de 2015

Central 2015 - Escrevendo para o Jornal SH

Olá, alunos queridos da Central de Mídia SH!






Hoje é dia de escrever nossas notícias, aquelas que servirão para informar a escola toda sobre os últimos acontecimentos. Para isso, precisamos: das informações que colhemos com entrevistas e pesquisas; de imagens que ilustrem adequadamente o que queremos dizer e do trabalho de organizar tudo isso na forma de um textinho bem legal, que dê vontade de ler até o fim. Vamos lá?

Acho que um passo a passo aqui iria bem. Confira se:
1- Já colheu as entrevistas e fez as pesquisas que necessitava para escrever seu texto;
2- Tem fotos ou figuras bem originais que possam ilustrá-lo. Você pode fotografar ou desenhar! Também seria legal usar outras linguagens que ajudem a entender seu texto, como as tabelas e os gráficos;
3- Fez a organização do que precisa ser dito em seu texto.

Conferiu? Tudo ok?
"Sora, mas eu não sei AINDA como fazer isso." Para quem trancou em alguma parte do trabalho, vamos aos esclarecimentos. Consulte o boneco do jornal a fim de saber o que era sua responsabilidade na hora de escrever. Crie as perguntas e me mostre, para que eu possa lhe dar umas dicas para melhorá-las (isso podia ter sido feito no nosso grupo do Facebook...). Saia para entrevistar, não esquecendo de tirar fotos.
Se as respostas de sua pesquisa puderem formar gráficos, podemos fazê-los à mão ou no computador. São um ótimo recurso! Por fim, criaremos um "esqueleto" para manter seu texto de pé!

Planejando um texto
Antes de baixar a cabeça e escrever como se não houvesse amanhã, lembre-se de que a organização vai garantir que nada seja esquecido e haja uma ordem no que você quer dizer. Divida seu texto em parágrafos e decida o que pretende dizer em cada um deles. O primeiro parágrafo é a INTRODUÇÃO, e nesse espaço costumamos apresentar brevemente o que virá, usando frases que possam provocar curiosidade no nosso leitor, "puxando-o" para dentro do texto. Por isso, chamamos essa parte de "gancho".
Daí em diante, o texto pode ter vários parágrafos, de acordo com o que você tem para noticiar. Tente delimitar com uma frase o assunto de cada um deles, para não se perder. Risque um por um esses assuntos, à medida que eles já tiverem sido tratados no texto. Lembre-se de como fizemos ao escrever a postagem do blog:

Introdução
- O que é Central de Mídia?
- As mídias que compõem
- A história de cada mídia

Desenvolvimento 1 -
- Quem: professoras e alunos e turmas

Desenvolvimento 2

- Onde: escola Saint'Hilaire, sem sala fixa, jornal (impresso e distribuído), blog (publicado na internet e no Facebook), rádio (rádio-blog e rádio-pátio), televisão (canal do YouTube).

Cada uma das palavras riscadas indica que já se escreveu sobre aquilo no texto. Decida também sobre outros recursos: manchete, linha fina, legendas etc.

Que dados não podem faltar em cada frase e em cada notícia?

  • O que?
  • Quem?
  • Quando?
  • Como?
  • Onde?
  • Por quê?
  • Com quem?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe seu comentário!