segunda-feira, 11 de maio de 2015

Central 2015 - Revisando nossos textos e diagramando o jornal

Vocês já terminaram de escrever seus textos, não é? Nesse caso, temos dois trabalhos a fazer com eles. O primeiro é revisá-los, para corrigir tudo que não esteja escrito corretamente e de acordo com a norma culta, também verificando se há erros de conteúdo neles e se estão bem completos, informativos. O segundo trabalho que precisamos fazer é montar o jornal, iniciando o processo de diagramação. 
Para revisão, temos que inserir esses textos todos em um só documento a que todos tenham acesso. Isso será feito com Google Docs, uma ferramenta disponível para quem tem e-mail do Google, o Gmail. Já fez o seu? Se fez, pule essa etapa. Se ainda não, clique em criar uma conta:


Faça o login do Gmail e mande um e-mail para kellyletrasufrgs@gmail.com, pedindo que a professora Kelly compartilhe com você o documento do Jornal SH 2015. Assim que receber o e-mail de volta, basta clicar no link e você estará online com todos que tiverem acesso ao mesmo documento! Se mais de um estiver online ao mesmo tempo, vocês poderão conversar em um bate-papo que abre à sua direita ou um pode ver as modificações que o outro está fazendo. A revisão dos textos será feita com ajuda da professora e reescrita dos autores, individual ou em duplas e trios. Para ajudar na escrita e reescrita, talvez seja útil consultar um DICIONÁRIO ONLINE (CLIQUE AQUI)
Todos os textos deverão ser inseridos nesse documento, com tudo que deve ser publicado junto e nome completo do autor, com turma. Esses dados serão usados na diagramação.

Para a diagramação, usaremos um programa chamado Scribus. Com ele, podemos inserir os textos digitados e as imagens que os ilustram e montar as páginas. Depois salvamos em um formato que não permite perder a formatação, chamado pdf. A partir daí, só precisaremos imprimir e distribuir nosso jornal. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe seu comentário!