sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Verbos Irregulares - Por que não nos obedecem (com tabela de comprovação!


Falando em uma aula sobre verbos irregulares, usei a seguinte analogia:


Verbos regulares são aqueles que seguem direitinho as regras. Podemos trocar o radical de um verbo regular pelo de outro verbo regular, da mesma conjugação, que as mesmas desinências vão formar direitinho cada uma das formas verbais. Verbo regular é o tira bom, o policial correto que faz tudo como deve ser.

Verbos irregulares são aqueles que se desviam das regras ou criam as suas próprias. Eles não dão bola para o que se espera deles. Às vezes escorregam nas desinências e não raro as anomalias aparecem em seus radicais. Verbo irregular é o tira mau. Ele nem sempre segue as leis.

Mas alguns verbos são especialmente malvados... Esses verbos são os mais irregulares dos irregulares, chegando a ter mais de um radical ou tendo raízes que se seguram em apenas uma letrinha! Podemos nos revoltar com eles, mas ainda assim, eles fazem acontecer. São os mais usados, os mais abusados. Esses verbos chegam a ser bandidos, porque passam por cima das leis com tudo.

Exemplos de verbos assim são o SER e o IR. Mas por quê?

Para entender melhor a motivação histórica dessa baguncinha que os queridos SER e IR fazem na nossa tabela de conjugação - tão bonitinha! - temos que entender de onde eles vieram. E de onde? Clica aqui para saber. ;)


Mas e como faço para saber se um verbo é irregular ou não? É preciso testá-lo com as desinências regulares da sua conjugação; ou seja, ele precisa se encaixar na mesma tabela que os outros, que terminam como ele, se encaixam.




Se não conseguir lembrar bem se as formas geradas existem ou não, consultar esse Conjugador de Verbos pode ser útil! Clique abaixo!

#partiuconjugarverbos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe seu comentário!