segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Revisão dos textos de memórias e reescrita para publicar em livro

Olá, caros alunos!

Conforme combinado, os textos escritos para concorrer à Olimpíada de Língua Portuguesa serão publicados em livro. Para isso, vamos trabalhar um pouquinho mais neles.



Vamos começar digitando-os como estão. No menu Iniciar do computador, abram um editor de texto: Libre Office Writer ou Word servem e digitem seu texto. Salvem o documento e ponham como nome o seu próprio nome e turma.

Quando terminarem, observem: repararam em alguma palavra sublinhada de vermelho? Levem o cursor até essa palavra e cliquem com o botão direito sobre a palavra marcada. Que sugestões o programa oferece? Alguma delas é aquela que vocês queriam usar? Para aceitar a sugestão, cliquem sobre ela. 

Se tiverem dúvidas, podem consultar dicionários online e verificar se a grafia da palavra empregada está correta. (aqui temos um: Aurélio Online)

Em seguida, leiam esse roteiro e revisem seu texto de acordo com ele. Se tiverem dúvidas, peçam ajuda do colega, vejam o que ele acha do texto de vocês e se dá alguma dica - troquem ideias.

Roteiro para revisão


  • O título do texto é sugestivo? Instiga o leitor?
  • O narrador usa a primeira pessoa para contar as lembranças do entrevistado? O que pode ser feito para que o texto seja relatado em primeira pessoa?
  • O texto traz palavras e expressões que situam o leitor no tempo passado? Há outros trechos em que é possível acrescentá-las?
  • O autor descreve objetos antigos, lugares que se modificaram ou já não existem?
  • O texto estabelece relações entre a narrativa do entrevistado e o lugar onde vive? O que pode ser feito para reforçar essa ligação?
  • O autor expressa em seu texto sensações, emoções e sentimentos do entrevistado? É possível encontrar no depoimento outras impressões que possam ser inseridas no texto?
  • Há no texto trechos com marcas da linguagem oral informal (“né”, “daí” etc.), que devem ser substituídos por expressões mais adequadas ao gênero em questão?
  • Os verbos no pretérito perfeito e imperfeito estão usados corretamente?
  • O texto consegue envolver o leitor? Ele desperta interesse e prende a atenção?
  • Há alguma palavra que não esteja escrita corretamente? E a pontuação está correta?


FINALIZANDOOOOO:
Certeza absoluta de que o texto está pronto para publicar? Então me envie por e-mail. Abra seu e-mail, coloque no campo "Para" kellyletrasufrgs@gmail.com, no campo "Assunto" escreva Livro de Memórias, seu nome e turma. Anexe o documento que você salvou com seu texto (geralmente tem um ícone em forma de clipe). Clique em "Enviar". Verifique se o e-mail foi enviado corretamente, olhando na pasta "Enviados"

Mas e quem ainda não tem e-mail? Pode criar um novo (guarde bem a senha). Clique AQUI!

Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe seu comentário!