terça-feira, 26 de agosto de 2014

Tempos do Modo Indicativo - Pretéritos

O que passou passou, é passado. Quando os verbos expressam ações, fenômenos, estados que já aconteceram, estamos falando de passado, ou - para usar a nomenclatura mais conhecida - pretérito. 

Mas como fazemos para diferenciar algo que já aconteceu pontualmente de algo que acontecia habitualmente? Quando contamos uma história no passado, de algo que já se desenrolou, às vezes precisamos falar de algo que ocorreu ainda antes do que estamos contando... e como devemos fazer?

"Tia Hiena havia morrido e eu chorei ao ouvir o triste fim da menina [...]. Já chorara outras vezes, com a versão de mamãe, talvez ainda mais dramática. [...] Creio que disso ele não lembrava, mas achou por bem agradar ao patriotismo dos filhos e da sobrinha."
Zélia Gattai. Città di Roma. Rio de Janeiro: Record, 2000.

Tempo O que indica Exemplo de uso
Pretérito Perfeito Ação iniciada no passado e concluída no passado. “O funcionário ficou sem resposta, não discutiu mais, registrou a criança.”
Pretérito Imperfeito Ação não concluída no passado, interrompida por outra. Ação habitual no passado. Fato que ocorria no momento em que acontecia outro fato. “O menino ainda procurava a irmã, quando lembrou do depósito de bagagens.” “Nos dias de hoje, o falado chupa-cabra […], animal misterioso que matava cabras e ovelhas […].” “mamãe não abria mão de mencionar o título da criança, tia”
Pretérito Mais-que-perfeito Ação passada que aconteceu antes de outra ação, também passada. “[...] saiu de casa, satisfeito da vida, imaginando o espanto do escrivão do cartório, o primeiro a se horrorizar com o nome que ele arranjara para a filha […].”

Verbos Regulares
Tempo Acabar 1ª Conjugação Comer 2ª Conjugação Abrir 3ª Conjugação
Pretérito Perfeito acabei comi abri
acabaste comeste abriste
acabou comeu abriu
acabamos comemos abrimos
acabastes comestes abristes
acabaram comeram abriram
Pretérito Imperfeito acabava comia abria
acabavas comias abrias
acabava comia abria
acabávamos comíamos abríamos
acabáveis comíeis abríeis
acabavam comiam abriam
Pretérito Mais-que-perfeito acabara comera abrira
acabaras comeras abriras
acabara comera abrira
acabáramos comêramos abríramos
acabáreis comêreis abríreis
acabaram comeram abriram


Verbos Irregulares
Tempo Dar 1ª Conjugação Ter 2ª Conjugação Vir 3ª Conjugação
Pretérito Perfeito dei, deste, deu, demos, destes, deram tive, tiveste, teve, tivemos, tivestes, tiveram vim, vieste, veio, viemos, viestes, vieram
Pretérito Imperfeito dava, davas, dava, dávamos, dáveis, daram tinha, tinhas, tinha, tínhamos, tínheis, tinham vinha, vinhas, vinha, vínhamos, vínheis, vinham
Pretérito Mais-que-perfeito dera, deras, dera, déramos, déreis, deram tivera, tiveras, tivera, tivéramos, tivéreis, tiveram viera, vieras, viera, viéramos, viéreis, vieram


Fonte: Jornadas.port - Língua Portuguesa. Dileta Delmanto e Laiz B. de Carvalho. Editora Saraiva, 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe seu comentário!